Chamada de artigos para o volume especial João Barbosa Rodrigues, entre saberes e práticas a ser lançado no âmbito das Comemorações 180 anos do nascimento do botânico.

A revista Rodriguésia do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro desde 1935, ano de sua criação, além de publicar resultados científicos de diferentes pesquisadores de dentro e de fora do país, destaca a vida e obra de botânicos que foram importantes para o JBRJ. Números como o dedicado ao botânico Ducke e seus trabalhos na Amazônia, a título de exemplo.

O fato é que em 1942, a revista dedicou o número à memória dos 100 anos do nascimento de João Barbosa Rodrigues. Lá estão Alpheu Domingues, Wanderbilt Duarte, Othon Machado, todos fazendo referência à importância do botânico.

Tais registros nos permitem inferir sobre a vida de Barbosa Rodrigues como também da história institucional, da história da botânica e mais recentemente da história ambiental.

A pluralidade de interesses que Barbosa Rodrigues demonstrou em trabalhos e ações como geologia, taxonomia, participação em congressos, organização de museus e herbários, entre outros nos convida a propor diferentes olhares sobre sua obra e vida.

O botânico João Barbosa Rodrigues, há 180 anos de seu nascimento, configura-se em um excelente pretexto para trazer a cena esses temas tão importantes para o país nesse momento.

Os manuscritos deverão seguir as recomendações sugeridas pelo corpo editorial, disponibilizadas no sítio da revista <http://rodriguesia.jbrj.gov.br/>. As submissões já podem ser realizadas eletronicamente na plataforma da revista devendo-se indicar na carta de submissão que o manuscrito faz parte do volume especial. O prazo máximo para submissão é 10/12/2021, para publicação no final de 2022.

Editoras responsáveis:
Dra. Alda Heizer e Dra. Magali Sá.

 

 

 

 

 

 


O botânico João Barbosa Rodrigues. Arte: Simone Bittencourt